A nível de concertos, a actividade do CPO é também muito relevante, pois nos seus programas figuram obras de repertorio coral, como: “Carmina Burana” de Carl Orff; "O Messias”, de Georg Friedrich Häendel; “A Paixão Segundo S. João”, "Cantata 147" e “Cantata 206” de Johann Sebastian Bach; "Te Deum", de Marc-Antoine Charpentier; "Missa da Coroação", de Wolfgang Amadeus Mozart; “9ª Sinfonia”, de Ludwig von Beethoven; "Rapsódia Coral”, de Joannes Brahms; "Oceanos Cósmicos”, de Cândido Lima; "Llanto por lqnacio Sánchez Mejias” de Maurice Ohana; "Libera Me", de João Domingos Bomtempo (primeira audição mundial); "Petite Messe Solennelle” de Gioacchino Rossini; "Ode Sinfónica a Vasco da Gama”, de Georges Bizet; “Os Planetas”, de Gustav Holst; "Um Requiem pela Humanidade”, de Jorge Salgueiro (estreia mundial); "Mass of the Children”, de John Rutter (estreia nacional); "Portugal— Poema Coral Sinfónico” de Pe. Ferreira dos Santos (estreia mundial). Do seu repertório fazem ainda parte programas que englobam coros e árias das óperas mais representativas, por isso mesmo genericamente designados "Noites de Ópera". É disso exemplo o espectáculo de homenagem a Puccini que o CPO estreou em Lousada, em Junho de 2008, e apresentou posteriormente em diversas salas do Grande Porto. No mesmo ano, o CPO foi convidado a interpretar o hino do Festival Internacional de Marionetas do Porto, no encerramento do evento. Em 2008, participou no concerto “Christmas Music Box”, de Yolanda Soares.
Em Dezembro de 2009, participou no Concerto de Natal promovido pela Câmara Municipal do Porto, com o cantor Luís Represas.
Em Julho de 2003, participou na temporada estival de ópera organizada pela Fondazione Arturo Toscanini (Parma, Itália), levando à cena, no castelo medieval de Vigoleno, a cantata cénica "Carmina Burana”, Carl Orff, merecedora de excelentes críticas do público e da média.
Sem comentários:
Enviar um comentário